Pilates, Itaim e Jardins

Dúvidas Frequentes Pilates

O Pilates emagrece?

O pilates como qualquer atividade física proporciona a queima calórica, porém o seu objetivo principal não é queimar gordura.

O Pilates reduz medidas?

Sim. Pelo fato dele tonificar a musculatura, o pilates pode reduzir medidas, principalmente da barriga, pois a contração muscular abdominal é exigida o tempo todo.

Quantas vezes por semana devo fazer Pilates?

Se você já pratica outros esportes é recomendado de 2 a 3 vezes por semana.

Tenho hérnia de disco,  posso fazer Pilates?

Sim. Pois o pilates é um método muito consciente que se preocupa com a boa postura e com as limitações do indivíduo. Mas recomendamos fazer com uma fisioterapeuta.

O pilates é parecido com a Yoga?

Ele se parece com a Yoga no sentido de que exige concentração e controle dos movimentos, porém a aula de pilates é muito mais intensa e dinâmica e faz uso de equipamentos específicos do próprio método Pilates.

Qual a diferença com a musculação?

O método Pilates não trabalha com pesos, as resistências são feitas com molas ou peso do próprio corpo. Trabalha com poucas repetições e mais controle dos movimentos. Se engana quem quer ficar "marombado" com o pilates, pois este deixa um visual tonificado (músculo durinho) porém sem exageros e sem grandes hipertrofias.

Adolescentes na fase de crescimento podem fazer Pilates?

Sim. A prática de Pilates respeita e estimula o desenvolvimento normal e natural das curvas da coluna dos adolescentes em fase de crescimento.

O Pilates é indicado para crianças?

O Método Pilates é uma das atividades mais indicadas para as crianças, uma vez que é dinâmico e possui uma grande variabilidade de exercícios e aparelhos, conquistando-as de imediato. Por ser lúdico, relaxante e principalmente trabalhar de forma globalizada toda a musculatura corporal, inclusive promovendo a reeducação corporal, é utilizado para corrigir as alterações posturais tão frequentes na fase da vida infantil. Os maus hábitos posturais adquiridos no dia-a-dia, decorrentes do peso excessivo de mochilas escolares, da postura relaxada em frente à televisão ou ao computador e até mesmo a cadeira escolar, podem ser trabalhados através da prática dos exercícios do método Pilates, proporcionando o fortalecimento e o alongamento muscular, além da conscientização corporal, com resultados rápidos e duradouros.

Quando é indicado o início do Pilates em crianças?

Segundo os ensinamentos originais do Método Pilates, o trabalho com a criança deveria iniciar por volta dos 10-12 anos de idade, desde que se tenha o devido cuidado com as epífises de crescimento (estirão de crescimento), pois as articulações ainda não estão bem estruturadas.

Que crianças devem fazer o Pilates?

As crianças de hoje, devido à modernidade, deixaram de brincar, de subir em árvores, andar de bicicleta e brincar de correr. Com isso precisam ser estimuladas para atividades que proporcionem o crescimento natural, o desenvolvimento muscular, o alongamento necessário e o combate à obesidade infantil decorrente dos períodos longos em frente ao computador, video-games ou TV. Todas as crianças, de um modo geral, podem praticar e se beneficiar do método Pilates. Existem algumas situações em que o Método Pilates contribui de forma muito eficaz, como no caso de crianças hiperativas, uma vez que são beneficiadas com o ganho de concentração e controle, e pelo relaxamento. Já as crianças com desvios posturais, a prática de exercícios do método Pilates,  beneficia a reeducação postural e a conscientização corporal, fortalecendo e alongando as musculaturas responsáveis pelo bom alinhamento corporal.

Quais os benefício do Pilates para crianças?

Nos Estados Unidos, as crianças estão sendo levadas aos consultórios médicos em virtude de diabetes do tipo 2, hipertensão arterial, obesidade infantil, desvios posturais graves, dores articulares precoces, etc. Outro fato relevante é a redução do tempo de educação física na grade escolar. O projeto "Pilates nas Escolas" está em implantação nos Estados Unidos, sob a promoção do PMA, Pilates Method Alliance. Este Projeto pretende promover a saúde corporal desde cedo e faz uma homenagem ao Joseph   Pilates buscando realizar o sonho do criador do Método. No mundo inteiro, a campanha tem sido divulgada via internet, com o objetivo de fazer crescer o conhecimento da técnica e dos benefícios por ela proporcionados, para o adequado desenvolvimento das crianças.

O que os pais devem saber sobre o Pilates para crianças?

Com a prática do Pilates, as crianças começarão a perceber o seu corpo, desenvolvendo uma conscientização corporal melhor, distinguindo o que pode evitar futuros problemas. O trabalho deve abordar a prevenção de futuros problemas de saúde, que envolvem a má postura, o mal alinhamento e consequências da falta de exercício físico.

Quais os cuidados na prática de Pilates por crianças?

Os pais devem procurar profissionais de fisioterapia, com formação em Pilates, para evitar de cairem nas mãos de profissionais desqualificados. Através da mídia, hoje já se consegue saber dos benefícios alcançados pela prática do Pilates. Além disso, os pais devem contribuir com o profissional, mantendo as orientações e recomendações dadas pelos profissionais, incentivando as crianças a praticarem também em casa a correta manutenção da postura.

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